Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) são tema de oficina

Foto: Agencia Aids de Noticias.
A nova agenda mundial de compromissos com o desenvolvimento humano sustentável e com os direitos humanos vai substituir, a partir de janeiro de 2016, o conjunto de metas traçadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Nos ODM, o combate à aids, malária e outras doenças é uma das oito metas específicas. Mas, nas novas negociações, a doença está inserida num bloco maior da saúde e aparece como uma sub-meta. "O desafio, segundo consta nos documentos preliminares da nova agenda, será acabar com a epidemia como uma ameaça de saúde até 2015, reduzindo 90% das novas infecções". A fala é do assessor para mobilização social e trabalho em rede do Unaids Brasil, Cleiton Euzébio.

O psicólogo da Rede Brasileira de População e Desenvolvimento, Richarlls Martins, chamou a atenção dos jovens para a construção de negociações pela garantia dos direitos. "Os debates sobre Agenda Pós 2015 acontecem sempre na sede da ONU, em Nova York, é claro é que muito caro estar nestes espaços, mas com mobilização é possível negociar como quem esteja lá para defender nossas demandas", comenta.

Apesar de os países já terem decidido quais são as 17 metas prioritárias que vão constar no próximo documento mundial das nações unidas, Richarlls conta que ainda há esperança do ter ser contemplado de outra forma. "O movimento social pressionou e a ONU aprovou uma reunião de alto nível em 2016 para debater especificamente o HIV, temos que nos mobilizar e fazer com que nossas inquietações sejam ouvidas", disse.*

*Com informações da Agencia Aids de Noticias. 

Por: Eldemir Cantão.
Rede Jovens + Pará.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates