III Encontro Latino Americano e Caribenho

Foto: Facebook/Jóvenes Positivos LAC
Reunidos desde a última quarta-feira, 26/11/2014 para o III Encontro Latino Americano e Caribenho de Jovens vivendo com HIV/AIDS que acontece em Salvador-Ba, jovens de várias nacionalidades debateram nesta quinta, estratégias para o fortalecimento de redes, protagonismo juvenil, e conexão entre grupos. Os participantes foram divididos em três grupos onde foram apresentadas as seguintes questões: Onde Estamos? e Onde Queremos chegar?

Alguns disseram que, neste momento, estão no processo de formação de novas lideranças. Outros buscam o diálogo honesto, maduro e abrangente entre governo e sociedade civil. Há ainda os que acreditam que o caminho para prevenir o HIV é lutar contra a discriminação seja na escola, trabalho, amigos. Todos têm um único sentimento: a luta pela garantia dos seus direitos.


"Não importa se viemos de redes diferentes, temos de pensar em conjunto numa resposta efetiva contra a aids. A doença afeta a todos, então é de responsabilidade de todos também. Lutamos contra a epidemia há algum tempo e ela continua crescendo. Está na hora de mudar a forma como nos comunicar", disse a jovem argentina Mariana Iacono.

Para o jovem Hugo Soares, do Pará, o caminho para o fortalecimento de redes de jovens é a criação de colegiado. "No meu estado todos os jovens com HIV falam por si e as falas são respeitadas. Não há um representante, somos protagonistas."


Por: Eldemir Cantão.
Rede Jovens + Pará.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates