UMA NOVA CARTA DE PRINCÍPIOS PARA UM NOVO MOMENTO



Fruto do Encontro Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, ocorrido em 5 e 6 de setembro de 2015, esta é a nova Carta de Princípios que norteia o trabalho da Jovens + Pará.


Somos uma rede paraense de adolescentes e jovens de diversas correntes políticas, sociais e ideológicas, que declara-se apartidária, independentemente de sorologia, de crenças religiosas e filosóficas, agindo por meio do protagonismo da juventude vivendo com HIV, buscando o enfrentamento da epidemia da aids.

Temos como missão mobilizar, sensibilizar e ajudar adolescentes e jovens para o cuidado consigo, com o outro e com a sociedade. De igual modo, cooperar na conscientização da população em geral a respeito do viver e conviver com HIV/Aids.

Atuamos em parceria com pessoas, famílias, organizações não governamentais, órgãos públicos e privados no acolhimento, orientação, formação, interação e incentivo da educação entre pares, para reduzir a vulnerabilidade e garantir os direitos dos adolescentes e jovens, combatendo o preconceito e estigmas.

Organizamo-nos a partir dos coletivos de base presentes nos municípios e regionais do Estado, tendo como foco os eixos de acolhimento, formação e a incidência política. A coordenação é indicada e definida por jovens vivendo com HIV/Aids, contando com a assessoria de facilitadores(as) adulto(s) que prestam um serviço de acompanhamento educativo. Estamos vinculados à Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids – RNAJVHA. 

Acreditamos no potencial dos adolescentes e jovens, na unidade em meio às diversidades, na paz, numa sociedade mais humana, solidária, igualitária, numa espiritualidade inclusiva e no bem comum.

Defendemos a vida, o acesso à saúde, educação, trabalho e aos direitos humanos, em especial a dignidade das pessoas vivendo com HIV/Aids, que se expressa na adesão integral ao tratamento (atendimento ao serviço especializado, uso de medicações e subsídios de prevenção, grupos de adesão e incidência política, etc), gerando oportunidades e visando o bem viver. 

Pretendemos ser sujeitos e sujeitas de direitos, empoderados(as) de nossa cidadania, alcançando nossa participação e autonomia na luta em favor do SUS, da qualidade de vida na adolescência e juventude, sobretudo, soropositiva.



0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates