JOVENS + PARÁ VIVE SEU PRIMEIRO ENCONTRO ESTADUAL

O último feriadão da Independência foi especial para um grupo de adolescentes e jovens de diversos municípios do Pará. Inspirados pelo lema “Junt@s Somos Mais”, a Rede Estadual de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids realizou entre os dias 5 e 6 de setembro, no Centro Magis de Juventude, em Belém do Pará, o seu primeiro Encontro Estadual. O desejo da Jovens + Pará – como é mais conhecida – foi tanto de aproximar seus integrantes, já que o trabalho alcança municípios como Parauapebas, Redenção, Ananindeua e Belém, quanto de afinar os projetos em comum, redefinindo a sua organização e articulação, firmando seus objetivos para os próximos anos.

A programação contou com momentos de interação, cirandas de convivência, conjuntura e espiritualidade. Na tarde de sábado (5), a roda de conversas foi sobre o tema “Juventude em redes e os desafios da soropositividade”, facilitada pelo Secretário de Comunicação da Articulação Nacional de Luta contra a Aids (ANAIDS), Kiko Rodrigues. O momento de recordar a história da Rede de Jovens foi conduzido com Hugo Soares, primeiro articulador e coordenador do grupo. O ponto alto do Encontro foi a reformulação da Carta de Princípios do grupo realizada no domingo (6). A Jovens + Pará é a articulação paraense da Rede Nacional de adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids (RNAJVHA) e sendo rede de pessoas – e não uma ONG – o direcionamento de todo o trabalho se dá a partir de Cartas, uma de âmbito nacional e outra estadual. Desta vez o documento foi construído a partir de considerações dos próprios jovens participantes do Encontro. Um destaque desta nova Carta de Princípios é o tema da espiritualidade, o que a torna um dos focos para o trabalho com a juventude. Nos próximos dias a coordenação executiva da Rede fará a divulgação da versão final do documento aos integrantes e à sociedade em geral.

Ao final do Encontro foi eleita a nova coordenação do grupo. Diferentemente dos anos anteriores, quando era escolhida uma pessoa responsável por conduzir toda a articulação do grupo, desta vez foi eleita uma comissão coordenadora. Os jovens Jhonatan Silva (20, de Redenção), Paulo Victor Lima (22, de Belém) e Edgar Barra (29, de Ananindeua) foram escolhidos pelo grupo para uma gestão de dois anos, nas funções de Secretaria, Sustentabilidade e Comunicação, respectivamente. Os demais municípios também terão seus representantes formando uma coordenação ampliada da Rede. O município de Parauapebas será liderado pela jovem Islânia Araújo (19). Os demais municípios escolherão seus representantes posteriormente. Para Jhonatan Silva, novo Secretario do grupo, “foi uma alegria ter sido escolhido pelos demais jovens. Eu não me imaginava tão querido e, ao mesmo tempo, isso me traz novos desafios como liderança desse grupo. Quero honrar a confiança deles”, declarou.

O grande desafio de realizar o Encontro Estadual foi a Infraestrutura, que perpassa pela captação de recursos. A parceria com o Centro Magis de Juventude, dirigido pela congregação dos Padres Jesuítas, foi fundamental para resolver a problemática de local para esse encontro. Mesmo assim ainda havia o custeio com alimentação, transporte e material impresso. Foi a primeira vez que os próprios jovens arcaram com todos os custos, bem como receberam a ajuda de pessoas e empresas amigas da Rede, sem nenhum dinheiro público. Essa questão de recursos se transformou de desafio ao diferencial deste que foi um encontro de pessoas e não apenas um evento. “Sentimos superação enquanto membros da Rede, mas é preocupante o descaso do governo em não nos apoiar nesse Encontro”, destacou Paulo Victor Lima, responsável por articular a Infraestrutura do evento e recém-eleito coordenador de Sustentabilidade do grupo. Ainda assim, a avaliação dos jovens foi positiva quanto à experiência de caminhar dependendo de si próprios. “A sensação é que toda a energia doada não foi um gasto, mas investimento. É o diferencial necessário para as redes da sociedade civil: cuidar primeiro das pessoas, entendendo que o cuidar do outro, do grupo e da sociedade virão como consequência dessa opção não apenas afetiva, mas efetiva com a vida das pessoas, sobretudo dos jovens vivendo com HIV/Aids”, ressaltou Eduardo da Amazônia, Assessoria da Rede de Jovens e reeleito como facilitador do grupo. O Encontro contou a com o apoio de pessoas voluntárias na organização e na cozinha, bem como, da Rede Nacional de Jovens Comunicadores (RENAJOC), que fez a cobertura nos dois dias de programação.

Mesmo já tendo mais de cinco anos no Pará, as atividades da Rede se concentravam na região metropolitana de Belém. Nos últimos anos a participação de jovens de outras regiões – como Sudeste e Nordeste do Estado – cresceu consideravelmente, o que fez deste o primeiro Encontro efetivamente estadual, não apenas pensado a partir de Belém, mas com o envolvimento de todos os jovens dos diversos municípios. O coordenador de Comunicação da Jovens + Pará, Edgar Barra, resumiu a satisfação pela realização do Encontro da Rede: “Desde que pensamos no projeto desse Encontro, já se tinha o sonho de envolver todos os municípios onde temos jovens ativistas. Ver seus sorrisos e, principalmente, seus olhares motivados a protagonizar um novo tempo na luta contra o HIV/Aids, especialmente na prevenção, adesão ao tratamento, qualidade de vida e interessados em fazer esse trabalho frutificar e multiplicar para todo o Estado, nos dá a sensação de renovo e de quem vem muito mais por aí”.



0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates