SESSÃO ESPECIAL TRAÇA CAMINHOS PARA PLANO EMERGENCIAL DE AIDS EM BELÉM.

JOVENS + PARÁ COM A VEREADORA MARINOR BRITO - PSOL NA CMB

Na manhã desta sexta-feira (19), a Rede Jovens + Pará esteve presente na Câmara Municipal de Belém para participar da sessão especial sobre a política de aids da capital Paraense. Esta sessão pautada pela sociedade civil, foi apresentada em plenária pela vereadora Marino Brito (PSOL) e aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes em sessão anterior.

Os representante da sociedade civil utilizaram a bancada para fazer um prospecto da falta de política de aids no município de Belém, perante aos 8 anos do (des)governo passado, chegando ao ponto de usar-se de todas as ferramentas jurídicas para fazer-se cumprir a assistência as pessoas vivendo com HIV/aids em tratamento nas unidades de referencia de Belém. Sentimento reafirmado na fala do coordenador do Fórum de ONG'S Aids e Hepatites Virais do Pará, Cledson Sampaio, que inicia fazendo um pedido para "que se haja um política e não somente um programa de aids no município de Belém".

Depois de diversas falas, principalmente sobre o alto índice de mortalidade em decorrência da aids na capital, foi tirado como proposta a elaboração de um Plano Emergencial de Aids. Compromisso esse assumido em plenária pela representante do Secretário Municipal de Saúde, no qual será construído com auxilio dos vereadores e da sociedade civil.

Outro grande ponto da sessão, foi a notícia do desarquivamento do projeto de lei que institui o passe livre municipal para as pessoas em tratamento de aids, no intuito de facilitar a adesão ao tratamento da camada mais pobre da população. Este projeto foi anteriormente apresentado pelo então vereador Marquinho (PT) e agora desarquivado e reavaliado pela vereadora Marinor Brito.

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates