PROTESTOS MARCAM O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS EM BELÉM

Neste sábado (01) o Fórum Paraense de ONG-Aids organizou um grande ato na Praça da República, em Belém/PA. Realizada no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a atividade somou aos mobilizações que vem acontecendo em todo país, denunciando o retrocesso nas políticas de prevenção ao HIV e no tratamento das pessoas doentes de aids que vem acontecendo no país.


Com apitos e nariz de palhaço, os(as) ativistas alertaram a população não só em relação aos cuidados com o HIV, mas o descaso do poder público com esta questão. “É preciso alertar a população a cerca da epidemia e chamar a atenção dos Governos sobre esta realidade”, destaca Cledson Sampaio, coordenador estadual do Fórum de ONG-Aids. Ele acredita que o movimento social tem um papel fundamental no enfrentamento a epidemia, principalmente no controle social. “O Fórum não quer ser cúmplice, mas construir de fato uma política que atenda as necessidades da população” acrescenta.

A mobilização contou com diversos(as) ativistas e parceiros(as) das 25 instituições que hoje compõe o Fórum de ONG-Aids do Pará. Entre estes(as), Ernandes da Costa, coordenador do Comitê Metropolitano de Combate a Tuberculose ressalta a importância de está somando nesta luta. “A tuberculose é uma das co-infecções que mais atinge as pessoas vivendo com HIV” relata. Acredita que “é muito positivo a participação da sociedade civil organizada para visibilizar os cuidados com a doença”.

O enfraquecimento da política de aids, o aumento da infecção entre a população juvenil, foram alguns dos motivos que levaram a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens vivendo com HIV/Aids – Pará, a também participar do apitaço. Para Hugo Soares, integrante da Rede, o protagonismo juvenil ainda é um conceito novo dentro das estratégias de prevenção ao HIV. “Nossa juventude precisa ser levada mais a sério pelo Estado. Enquanto nos olharem somente como objetos de manipulação ou problemas sociais, ficará difícil não só combater a aids, mas também promover a autonomia e a dignidade de adolescentes e jovens” desabafa.
Clique na imagem para ampliar

1 comentários:

  1. Parabéns a todos os Jovens da Rede, que cresça ainda mais nos jovens um ativismo lúcido e destemido.
    PS: o blog ficou excelente!

    ResponderExcluir

 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates