ONGS FAZEM PROTESTO NO DIA DE COMBATE A AIDS

O Fórum Paraense de ONG/AIDS vai realizar um protesto no Dia Mundial de Combate a AIDS, neste sábado (1º), na Praça da República, contra a falta de políticas públicas efetivas no combate ao HIV e ao tratamento aos pacientes que vivem com AIDS.

“Vamos fazer um apitaço porque não podemos aceitar que nos últimos dois anos mais de 228 pessoas tenham morrido (no Pará) porque faltaram leitos para atendê-las e/ou remédios básicos para o tratamento de infecções oportunistas”, reclama o coordenador do Fórum, Cledson Sampaio.

Os dados indicados por Cledson são da Coordenação Estadual de DST/AIDS, ligada à Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA). “Eles estão atualizados até o mês de outubro e sabemos que o número poderia ser bem menor. A falta de uma política mais atuante neste tema prejudica até mesmo o trabalho das ONGs, uma vez que o edital para liberação de recursos, previsto para sair até setembro, até agora não foi publicado. Ou seja, há uma verba destinada para projetos da sociedade civil , mas ela está presa sem utilização”, relata Cledson.

Para o protesto estão convidadas 25 instituições, entre ONGs e entidades que lidam no voluntariado às pessoas que convivem com AIDS, a RNP+Belém (Rede Nacional das Pessoas que Vivem com HIV/AIDS), Rede Cidadãos Positivos e a Rede de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS. O coordenador do Fórum aguarda mais de 150 pessoas durante a ação. “Vamos levar cartazes, banners e esperamos fazer muito barulho para mobilizar a população em geral que ainda possui muito preconceito. Este, por sinal, é de fato um dos grandes problemas.

Uma das entidades que estará presente no protesto é o Grupo Paravidda, que além de desenvolver projetos de prevenção junto a jovens, comunidades e pessoas que estão em zona de risco de uma forma geral, também presta ajuda a pacientes que não possuem recursos financeiros para prosseguir com o tratamento na capital paraense. “Não temos o que comemorar neste dia 1º. Temos uma parceria com o Governo do Estado, mas falta muito mais para que possamos desenvolver um trabalho realmente eficaz de prevenção e tratamento da AIDS. As políticas estão abandonadas e não podemos ficar parados, temos que lutar tanto para combater a doença quanto o preconceito”, avalia Jair Santos, presidente do Paravidda.

SERVIÇO
Apitaço contra a falta de políticas públicas para o combate ao HIV/AIDS. No dia 1º de dezembro, de 9h às 12h, na praça da República, em frente ao Basa.

Fonte: Diário OnLine

0 comentários:

Postar um comentário

 

BLOG D@S JOVENS + PARÁ Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates